As Dimensões do BIM
As Dimensões do BIM

As Dimensões do BIM

As Dimensões do BIM

A principal ideia do BIM é uma plataforma que contenha todas as informações necessárias à gestão do projeto, da obra e de sua vida útil, a fim de trazer produtividade, eficiência e qualidade. Para isso, existem 10 diferentes fases de desenvolvimento de um projeto, chamadas de dimensões. Apesar de 3 serem suficientes para a criação de um projeto arquitetônico, as outras dimensões adicionam um tipo específico de informação até que o projeto atinja o maior nível de detalhamento e compatibilização possível.

São elas: 

1D  Protocolos: Implantação do BIM em países ou organizações, a partir da elaboração de leis e contratos;

2D Colaboração: Introdução de fluxos de trabalho colaborativos, além de envolver as novas formas de criar um compromisso com soluções integradas de gerenciamento;

3DRenderização Tridimensional: Modelagem digital e adição de informações ao modelo tridimensional, permitindo a captura da realidade, identificação de inconsistências e conexão aos produtos BIM;

4D Análise de Compatibilização e Planejamento: Planejamento em relação ao tempo, vinculado a cada um dos elementos modelados;

5DAnálise de Custos: Sincronização de cada elemento modelado com seu valor de mercado, origem, instalação e manutenção;

6D Avaliação de Sustentabilidade: Análise da sustentabilidade dos projetos, com foco em eficiência energética;

7D Gestão de Instalações: Operação e gerenciamento da construção, análise do ciclo de vida do projeto;

8D Segurança: Segurança, saúde do projeto e prevenção de acidentes, a partir do conceito Acidente Zero;

9DLean Construction (Construção Enxuta): Introdução da filosofia de gestão lean (enxuta) no setor da construção civil;

10D Construção Industrializada: Industrialização e produtividade do setor a partir da integração de novas tecnologias, possibilitada pela sua digitalização.

Tendo em vista os serviços oferecidos pela Atrium, temos que a nível de detalhes, algumas dimensões são mais o foco deste artigo, tais quais a Análise de compatibilização e planejamento (4D), Análise de Custos (5D) e a Avaliação da Sustentabilidade (6D).

4D – Planejamento

O 4D BIM é a dimensão que relaciona os elementos gráficos da edificação ao cronograma físico da obra, ou seja, envolve o tempo. Facilita no acompanhamento da evolução da obra a partir de um cálculo automático do tempo de realização de cada etapa, além de permitir o acompanhamento dessa evolução gráficamente a partir de uma simulação de imagens, que mostra como a construção se desenvolverá. 

5D – Orçamentação

O 5D BIM é a dimensão onde a quantidade e o custo são associados ao modelo tridimensional, e cada elemento da obra (incluindo a mão de obra) é vinculado à  base de dados de custos, com uma atualização automática e imediata do orçamento a cada alteração do projeto.

Com essa fase, é possível obter a racionalização do projeto, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

6D – Sustentabilidade

O 6D BIM é a dimensão em que são feitas análises do ponto de vista sustentável e econômico no projeto, englobando consumo de energia, desempenho de instalações e diversas certificações existentes, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecido mundialmente no mercado da construção civil.

A partir dessa análise, são realizadas mudanças no projeto para atender a sustentabilidade da obra. Um exemplo comum está na redução de custos energéticos com a iluminação (a partir de aberturas ou automação), condicionamento de ar do ambiente e uso de placas fotovoltaicas.

Além disso, a sexta dimensão permite um pré-planejamento das atividades de manutenção que a obra necessitará com o tempo, sugerindo o uso de materiais que apresentem maior eficiência ambiental e vida útil.

Referências 

BIMDA. Dimensões do BIM. Disponível em: <https://bimmda.com/pt/dimensoes-do-bim>. Acesso em 29 jun. 2021.

GARIBALDI, Bárbara Cristina Blank. Do 3D ao 7D – Entenda todas as dimensões do BIM. Disponível em: <https://www.sienge.com.br/blog/dimensoes-do-bim/>. Acesso em 29 jun. 2021.

ENGETAX. O que são as dimensões do BIM? Disponível em: <https://engetax.com.br/dimensoes-bim/>. Acesso em 29 jun. 2021.

THÓRUS ENGENHARIA. Você conhece as dimensões da metodologia BIM? Disponível em: <https://thorusengenharia.com.br/voce-conhece-as-dimensoes-da-metodologia-bim-descubra-aqui/>. Acesso em 29 jun. 2021.

RIBEIRO, Marcel. Dimensões do BIM: será que ele é realmente um software? Disponível em: <https://maiscontroleerp.com.br/dimensoes-do-bim/>. Acesso em 29 jun. 2021.

DARÓS, José. Guia completo: BIM 10D construção industrializada. Disponível em: <https://utilizandobim.com/blog/bim-10d-construcao-industrializada/>. Acesso em 29 jun. 2021.

ALMEIDA, Maria. Teoria das 10 dimensões do BIM. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/teoria-das-10-dimens%C3%B5es-bim-maria-almeida/>. Acesso em 29 jun. 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!